17 de julho de 2012

Belém do Pará: Estudo de geografia urbana



A grande expansão urbana da cidade de Belém nas ultimas décadas tem ultrapassado suas fronteiras municipais e está se refletindo em outros municípios. A dinâmica urbana que vem alterando a paisagem urbana onde se observa a inserção de novos objetos na paisagem, os prédios residenciais, os quais apresentam características peculiares quanto a sua localização, apresentando as evidencias de um incipiente e tímido processo de Verticalização com peculiaridades à parte, dado o fato de os prédios estarem sendo erguidos na maioria em bairros periféricos e não na área central da cidade, apresentando a hipótese de uma nova forma de organização das cidades amazônicas conurbadas a grandes capitais, como Belém.

Belém tem vivido uma produção do espaço urbano muito intenso, que influenciou o crescimento, não só da cidade, como também, consequentemente sua região metropolitana e estudar essa dinâmica é extremamente necessário e interessante.

O processo de produção do espaço urbano de Belém vem sendo estudado por vários autores, dentre eles, Oliveira (1992, 2005, 2006), Andrade (1995), Ferreira e Oliveira (2004), Miranda (2005), Miranda e Padinha (2005), Maia (2005, 2007) e Padinha (2005, 2007).

Um destes estudo eu deixo para disposição: ANTÔNIO ROCHA PENTEADO – Belém do Pará: Estudo de geografia urbana, Volume 1 e 2 Coleção amazônica. Série José Veríssimo Belém do Pará: estudo de geografia urbana, António Rocha Penteado Volume 2 de Belém do Pará, António Rocha Penteado.

Clique e baixe a obra:
http://www.4shared.com/office/hQQcd3gz/Belm_-_Estudo_de_Geografia_Urb.html

2 comentários:

  1. BOA TARDE! SOU PROFESSOR E 1º TENENTE DA PM E GOSTARIA DE LHE PARABENIZAR PELO SEU ESFORÇO EM ESTUDAR, JA QUE TB FUI SOLDADO DA PM E SEI DAS DIFICULDADES. BOM, FAÇO UMA PESQUISA NA AREA DE HISTORIA SOCIAL DA AMAZONIA(DOUTORADO) E GOSTARIA DE SABER SE VC PODERIA ME AJUDAR ME ENVIANDO PARA O EMU EMAIL(canebo_ita@oi.com.br) o livro digitalizado do antonio rochA PENTEADO SOBRE O CRESCIEMTNO URBANO DE BELÉM. E TAMBEM SE VC TIVER UMA PESQUISA NA ÁREA SOBRE O COTIDIANO DESSE CRESCIMENTO URBANO DE BELÉM NA PRIMEIRA METADE DO SECULO XX, LHE AGRADECERIA BASTANTE. NO MAIS PARABENS, QUALQUER COONTATO PELO EMAIL OU NA APM "CEL FONTOURA" ONDE TRABALHO.
    atenciosamente
    1º TEN ITAMAR GAUDÊNCIO

    ResponderExcluir
  2. Amigão venho lhe agradecer muito, pois estava totalmente necessitando do livro que você disponibilizou para ser utilizado no meu TCC . Muito Obrigado mesmo

    ResponderExcluir

Representações Cartográficas

Globo - representação esférica, em escala pequena, dos aspectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade ilustrativa.

Mapa - representação plana, em escala pequena, delimitada por acidentes naturais ou políticos-administrativos, destinada a fins temáticos e culturais.

Cartas - representação plana, em escala média ou grande, com desdobramento em folhas articuladas sistematicamente, com limites de folhas constituídos por linhas convencionais, destinada a avaliação de distância e posições detalhadas.

Planta - tipo particular de carta, com área muito limitada e escala grande, com número de detalhes consequentemente maior.

Mosaiso - conjunto de fotos de determinada área, montadas técnica e artisticamente, como se o todo formasse uma só fotografia. Classifica-se como controlado, obtido apartir de fotografia aéreas submetidas a processos em que a imagem resultante corresponde à imagem tonada na foto, não controlado, preparado com o ajuste de detalhes de fotografia adjacentes, sem controle de termo ou correção de fotografia, sem preocupação com a precisão, ou ainda semicontrolado, montado combinando-se as duas características descritas.

Fotocarta - Mosaico controlado, com tratamento cartográfico.

Ortofotocarta - fotografia resultante da transformação de uma foto original, que é um perspectiva central do terreno, em uma projeção ortogonal sobre um plano.

Ortofotomapa - conjunto de várias ortofotocartas adjacentes de uma determinada região.

Fotoíndice - montagem por superposição das fotografias, geralmente em escala reduzida. É a primeira imagem cartográfica da região. É o insumo necessário para controle de qualidade de aerolevantamentos utilizados na produção de cartas de método fotogramétrico.

Carta Imagem - imagem referênciada a partir de pontos identificáveis com coordenadas conhecidas, superposta por reticulado da projeção

Revista Geografia, Conhecimento Prático, n 23, p 54. ed. Escala