15 de julho de 2010

Composição de Bandas de Imagens de Landsat TM-5

Composição de Bandas de Imagens de Landsat TM-5

Atualmente, com o crescente uso de imagem digital e de softwares de processamento de imagem o usuário pode testar vários tipos de composição colorida, a partir das imagens disponíveis em nível de cinza (preto e branco).

As imagens obtidas pelos sensores eletrônicos, em diferentes bandas ou canais, são individualmente produzidas em perto e branco. A quantidade de energia refletida pelos objetos vai determinar a sua representação nessas imagens em diferentes tons de cinza, entre o branco (quando reflete toda a energia) e o preto (quando absorve toda a energia). Ao projetar e sobrepor essas imagens, através de um filtro colorido azul, verde e vermelho (cores primárias), é possível gerar imagens coloridas conforme vamos mostrar neste tutorial sobre composição de bandas no Arc Gis.Contudo, sabemos que o Arc Gis não é melhor software para trabalhar com imagens. Nessa situação o ideal seria trabalhar com ERDAS, ER Mapper e outros.

As imagens de satélites trabalhadas neste tutorial foram disponibilizadas no seguinte endereço: http://www.dgi.inpe.br/html/imagens.html. Você pode baixar gratuitamente!

Irei utilizar todas as bandas Landsat, que foram baixadas, que são as bandas de 1 a 7. Logo, é bom lembra que cada trabalho requer uma composição diferente e às vezes não são necessárias todas as bandas.

As setes bandas do Landsat 5 TM utilizadas foram de Belém do Pará de 2008, com as seguintes características: Altitude de 705 Km, Resolução temporal 16 dias, resolução espacial de 30m

http://www.ebah.com.br/composicao-de-bandas-de-imagens-de-landsat-tm-5-pdf-a63544.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Representações Cartográficas

Globo - representação esférica, em escala pequena, dos apectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade ilustrativa.

Mapa - representação plana, em escala pequena, delimitada por acidentes naturais ou políticos-administrativos, destinada a fins temáticos e culturais.

Cartas - representação plana, em escala média ou grande, com desdobramento em folhas articuladas sistematicamente, com limites de folhas constituídos por linhas convencionais, destinada a avaliação de distância e posições detalahadas.

Planta - tipo particular de carta, com área muito limitada e escala grande, com número de detalhes consequentemente maior.

Mosaiso - conjunto de fotos de determinada área, montadas técnica e artisticamente, como se o todo formasse uma só fotografia. Classifica-se como controlado, obtido apartir de fotografia aéreas submetidas a processos em que a imagem resultante corresponde à imagem tonada na foto, não controlado, preparado com o ajuste de detalhes de fotografia adjacentes, sem controle de termo ou correção de fotografia, sem preocupação com a precisão, ou ainda semicontrolado, montado combinando-se as duas características descritas.

Fotocarta - Mosaico controlado, com tratamento cartográfico.

Ortofotocarta - fotografia resultante da transformação de uma foto original, que é um perspectiva central do terreno, em uma projeção ortogonal sobre um plano.

Ortofotomapa - conjunto de várias ortofotocartas adjacentes de uma determinada região.

Fotoíndice - montagem por superposição das fotografias, geralmente em escala reduzida. É a primeira imagem cartográfica da região. É o insumo necessário para controle de qualidade de aerolevantamentos utilizados na produção de cartas de métedo fotogramétrico.

Carta Imagem - imagem referênciada a apartir de pontos identificáveis com coordenadas conhecidas, superposta por reticulado da projeção

Revista Geografia, Conhecimento Prático, n 23, p 54. ed. Escala