15 de julho de 2010

O CGI abre inscrições para Curso Intermediário de ArcGIS 9.3.1

O CGI abre inscrições para Curso Intermediário de ArcGIS 9.3.1

Apresentação

Participe do primeiro Curso Intermediário de ArcGIS 9.3.1 realizado no Centro de Geotecnologia do Imazon.
O Curso intermediário de ArcGIS 9.3.1 reforça os conceitos e ferramentas apresentadas no curso de Introdução ao ArcGIS e foca em ferramentas mais avançadas para a análise de dados espaciais.
O objetivo do Curso é capacitar os alunos na solução de problemas, apresentar ferramentas de análise e distribuição de dados espaciais, criação e organização de Geodatabase, bem como na criação e manipulação de modelos utilizando ModelBuilder.
O público-alvo é composto por profissionais e estudantes que têm interesse em obter conhecimento intermediário na manipulação do software ArcGIS. Dentre estes profissionais, destacam-se: engenheiros florestais, civis e ambientais; arquitetos e urbanistas; cartógrafos; agrimensores e agrônomos.
Pré-requisitos

• Domínio básico de informática;
• Domínio dos conceitos de geoprocessamento;
• Curso introdutório de ArcGIS.
Local
Centro de Geotecnologia do Imazon (CGI)
Rua dos Mundurucus, 3100, sala 1802/1803 – Belém (Pará).
Período: 9 a 11 de Agosto
Horário: 8h às 12h – 14h às 18h
Carga Horária: 24h
Outras Informações e Inscrições: 3249-0391
Perfil do instrutor
Amintas Brandão Jr. Engenheiro Ambiental pela Universidade do Estado do Pará; Especialista em Estatística pela Universidade Federal do Pará; e aluno de mestrado em Sistemas de Informações Geográficas pela Clark University, Estados Unidos.

Observação: O curso só será realizado se houver, no mínimo, 10 pessoas inscritas uma semana antes do curso.

Valor R$: 700,00 à vista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Representações Cartográficas

Globo - representação esférica, em escala pequena, dos apectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade ilustrativa.

Mapa - representação plana, em escala pequena, delimitada por acidentes naturais ou políticos-administrativos, destinada a fins temáticos e culturais.

Cartas - representação plana, em escala média ou grande, com desdobramento em folhas articuladas sistematicamente, com limites de folhas constituídos por linhas convencionais, destinada a avaliação de distância e posições detalahadas.

Planta - tipo particular de carta, com área muito limitada e escala grande, com número de detalhes consequentemente maior.

Mosaiso - conjunto de fotos de determinada área, montadas técnica e artisticamente, como se o todo formasse uma só fotografia. Classifica-se como controlado, obtido apartir de fotografia aéreas submetidas a processos em que a imagem resultante corresponde à imagem tonada na foto, não controlado, preparado com o ajuste de detalhes de fotografia adjacentes, sem controle de termo ou correção de fotografia, sem preocupação com a precisão, ou ainda semicontrolado, montado combinando-se as duas características descritas.

Fotocarta - Mosaico controlado, com tratamento cartográfico.

Ortofotocarta - fotografia resultante da transformação de uma foto original, que é um perspectiva central do terreno, em uma projeção ortogonal sobre um plano.

Ortofotomapa - conjunto de várias ortofotocartas adjacentes de uma determinada região.

Fotoíndice - montagem por superposição das fotografias, geralmente em escala reduzida. É a primeira imagem cartográfica da região. É o insumo necessário para controle de qualidade de aerolevantamentos utilizados na produção de cartas de métedo fotogramétrico.

Carta Imagem - imagem referênciada a apartir de pontos identificáveis com coordenadas conhecidas, superposta por reticulado da projeção

Revista Geografia, Conhecimento Prático, n 23, p 54. ed. Escala