23 de julho de 2010

Converte uma base (dxf) com vários layers para arquivo (shp).

Esse tutorial da nasceu necessidade de converte uma base (dxf) com vários layers para arquivo (shp). Contudo, devo deixar claro que para facilitar tal processo de conversão sua base em AutoCAD deve estar separada por layers e salvo em arquivos separados, pois os arquivos em AutoCAD são criados como múltiplos layers sem nenhuma restrição quanto à geometria dos objetos nele armazenado. No ArcGis essas geometria são inseridas e vetorizadas deforma separada e portanto no CAD devem ser decompostas de modo que fiquem como no quadro abaixo, Fig. 01. Obs: esse processo apenas facilita o manuseio do arquivo convertido no ArcMap para futuras edições e limpeza de campos na tabela de atributo.

Baixe em: http://www.ebah.com.br/tutoria-cad-shp-pdf-pdf-a64978.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Representações Cartográficas

Globo - representação esférica, em escala pequena, dos apectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade ilustrativa.

Mapa - representação plana, em escala pequena, delimitada por acidentes naturais ou políticos-administrativos, destinada a fins temáticos e culturais.

Cartas - representação plana, em escala média ou grande, com desdobramento em folhas articuladas sistematicamente, com limites de folhas constituídos por linhas convencionais, destinada a avaliação de distância e posições detalahadas.

Planta - tipo particular de carta, com área muito limitada e escala grande, com número de detalhes consequentemente maior.

Mosaiso - conjunto de fotos de determinada área, montadas técnica e artisticamente, como se o todo formasse uma só fotografia. Classifica-se como controlado, obtido apartir de fotografia aéreas submetidas a processos em que a imagem resultante corresponde à imagem tonada na foto, não controlado, preparado com o ajuste de detalhes de fotografia adjacentes, sem controle de termo ou correção de fotografia, sem preocupação com a precisão, ou ainda semicontrolado, montado combinando-se as duas características descritas.

Fotocarta - Mosaico controlado, com tratamento cartográfico.

Ortofotocarta - fotografia resultante da transformação de uma foto original, que é um perspectiva central do terreno, em uma projeção ortogonal sobre um plano.

Ortofotomapa - conjunto de várias ortofotocartas adjacentes de uma determinada região.

Fotoíndice - montagem por superposição das fotografias, geralmente em escala reduzida. É a primeira imagem cartográfica da região. É o insumo necessário para controle de qualidade de aerolevantamentos utilizados na produção de cartas de métedo fotogramétrico.

Carta Imagem - imagem referênciada a apartir de pontos identificáveis com coordenadas conhecidas, superposta por reticulado da projeção

Revista Geografia, Conhecimento Prático, n 23, p 54. ed. Escala