Nos mapa em geral são apresentadas dus formas de escalas: Escala númerica e escala gráfica.
As escala pode ser defenida como uma relação ou proporção existente entre distâncias lineares representadas em um mapa e aquelas existentes no terreno, ou seja, na superfície real.
A escala gráfica é representada por uma linha ou barra (régua) graduada, contendo subdivisões denominadas TALÕES. Cada talão apresenta a relação de seu comprimeto com valor correspondete no terreno, indicado sob forma númerica, na sua parte inferior. O talão, preferêncialmente, deve ser expressos por um valor inteiro.
Normalmnete utilizada em mapas digitais, a escala gráfica consta de duas porções: A principal: desenhada do zero para direita e a fracionada: do zero para a esquerda, que corresponde ao talão da fração principal subdividido em dez parte.
A aplicação prática dessa maneira de representação se dá de forma direta, bastando utilizá-la como uma régua comum. Para isso, basta copiá-la num pedaço de papel, afim de relacionar as distâncias existentes no mapa e na realidade ou simplismente utilizar uma régual para medir a distância desejada no mapa e em seguida posicioná-la logo abaixo da escala gráfia para então determinar a distância.

Muito obrigada!
ResponderExcluirExatamente o que eu procurava sobre grafica! Muito obrigada!!
ResponderExcluirOi
ResponderExcluirQuer dizer roubou os produtos do CAFAR, postou um vídeo no Instagram confessando o roubo que você cometeu junto com a Nátalie Tavares Delgado e a Livia Maria Portela Terra, depois que o vídeo vazou no X (antigo Twitter):
ResponderExcluirhttps://x.com/Anonimofarmacia/status/1999918231201677383
Você falou que não roubou os produtos do CAFAR, você apenas pegou as coisas sem a autorização dos outros para gravar um vídeo irônico, pegar as coisas sem a autorização dos outros é roubar, depois que o seu vídeo viralizou, você se arrependeu de ter roubado e resolveu devolver as coisas que você roubou, ter devolvido as coisas que você roubou não muda o fato que você roubou as coisas do CAFAR. Você deveria ser expulsa da UFRJ e ser presa já que roubo é crime, mas você faz farmácia na UFRJ e a coordenação da farmácia resolveu fechar os olhos para o seu roubo.
Se você morasse aqui na rua e roubasse alguma coisa, os traficantes já iriam mandar você subir para a boca de fumo, resolver o seu roubo lá na boca de fumo, aqui na minha rua funciona um ferro velho clandestino que fornece material para os traficantes fazerem barricada. Aqui na minha rua ladra não tem vez.