8 de maio de 2010

Você conhece esse prédio esquina da Av Pedro Alvarés de Cabral e Av Júlio Cesar?


    Sabemos que Belém esta recebendo um novo elevado, que vai "desafogar" o tumutuado trânsito de Belém no Sentido Centro-Entrocamento. O elevado da Avenida Júlio César é uma das três importantes obras da primeira etapa do projeto Ação Metrópole, junto com a revitalização da Rodovia Arthur Bernardes e o prolongamento da Avenida Independência. Orçada em R$ 131 milhões, financiados pelo Banco do Brasil, esta etapa deve ser concluída até maio de 2010. Fonte: http://www.agenciapara.com.br/

     Contudo, mesmo com a lentidão do trânsito, muitos passam desapercebido que ali temos um importante prédio chamado SIPAM/SIVAM. Você sabia o que é sistema SIPAM/SIVAM ?
    O SIPAM/SIVAM Sistema de Proteção e vigilância da Amazônia – um gigantesco projeto do governo brasileiro para controle da Amazônia, baseado em tecnologia moderna, inspirado em uma estratégia de defesa contra a intervenção territorial externa em nome da droga e do meio ambiente. Iniciativa nacional, previsto para ser implantado em cinco anos, com um custo total de 1,44 bilhão de dólares e necessitando de tecnologia avançando, esse Projeto faz acordo com a Raytheon, graças as facilidades de financiamento que acompanhavam a proposta americana. Pela primeira vez, após 15 anos, Eximbank americano voltou a fazer um empréstimo ao Brasil, e com grandes facilidades, respondendo por 85% do financiamento. Foi através do financiamento do Projeto SIVAM que os Estados Unidos conseguiram participar, de alguma forma, no War on Drugs no Brasil. E a Amazônia entra, no século XXI sob o comando de sofisticados sistemas de informação. Após anos de controvérsia, finalmente, o sistema é inaugurado em julho de 2002. A grande novidade foi colocar parte do sistema – SIPAM - sob as ordens da Casa Civil da Presidência da República, enquanto o SIVAM permanece subordinado ao Ministério da Defesa. Reconhece-se, assim, a dupla face do sistema: a fece Militar, de vigilância do tráfego aéreo e fiscalização de superfície, fundamental para segurança das fronteiras, e a face civil que coleta, armazena e difundi dados e informações fundamentais pra conhecimento do território. Ademais, os radares e sensores do sistema têm grande alcance e monitorando parte da Amazônia que não pertence ao Brasil, e representantes da Colômbia, Perue Bolívia já manifestaram o interesse de sues países em re sistematicamente informações colhidas pelo Sivam/Sipam. O sistema constitui, assim, um instrumento de grande potencial para o intercâmbio com países amazônicos, sobretudo em face da perspectiva de resgate do Tratado de Cooperação Amazônica e da instalação de seu secretariado permanente em Brasília. (Becker, 2007. p37)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Representações Cartográficas

Globo - representação esférica, em escala pequena, dos apectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade ilustrativa.

Mapa - representação plana, em escala pequena, delimitada por acidentes naturais ou políticos-administrativos, destinada a fins temáticos e culturais.

Cartas - representação plana, em escala média ou grande, com desdobramento em folhas articuladas sistematicamente, com limites de folhas constituídos por linhas convencionais, destinada a avaliação de distância e posições detalahadas.

Planta - tipo particular de carta, com área muito limitada e escala grande, com número de detalhes consequentemente maior.

Mosaiso - conjunto de fotos de determinada área, montadas técnica e artisticamente, como se o todo formasse uma só fotografia. Classifica-se como controlado, obtido apartir de fotografia aéreas submetidas a processos em que a imagem resultante corresponde à imagem tonada na foto, não controlado, preparado com o ajuste de detalhes de fotografia adjacentes, sem controle de termo ou correção de fotografia, sem preocupação com a precisão, ou ainda semicontrolado, montado combinando-se as duas características descritas.

Fotocarta - Mosaico controlado, com tratamento cartográfico.

Ortofotocarta - fotografia resultante da transformação de uma foto original, que é um perspectiva central do terreno, em uma projeção ortogonal sobre um plano.

Ortofotomapa - conjunto de várias ortofotocartas adjacentes de uma determinada região.

Fotoíndice - montagem por superposição das fotografias, geralmente em escala reduzida. É a primeira imagem cartográfica da região. É o insumo necessário para controle de qualidade de aerolevantamentos utilizados na produção de cartas de métedo fotogramétrico.

Carta Imagem - imagem referênciada a apartir de pontos identificáveis com coordenadas conhecidas, superposta por reticulado da projeção

Revista Geografia, Conhecimento Prático, n 23, p 54. ed. Escala