A Secretaria de Estado de Segurança Pública divulgou, nesta segunda-feira (2), em entrevista coletiva a jornalistas, os números de ocorrências policiais registrados nos primeiros meses de 2009, na Grande Belém. A apresentação dos dados foi efetuada pelo economista Roberto Senna, supervisor-técnico do DIEESE/PA. Estiveram presentes na coletiva o secretário de Estado de Segurança Pública do Pará, Geraldo Araújo; o delegado-geral Raimundo Benassuly, e o coronel Augusto Leitão, subcomandante da Polícia Militar do Pará. Para ver os números. acesse o link: http://www.policiacivil.pa.gov.br/?q=node/1700
Fig. 1 - Quadro Demostravivo 2008/2009
Fonte: Sistema Integrado de Segurança Pública - SISP
O Observatório de Segurança Pública propõe-se a realizar um acompanhamento detido, com base nos dados do Mapa da Violência, da situação dos jovens no Estado do Pará e apontar politicas públicas bem-sucedidas na área.
Os relatórios têm sido fonte inestimável para quem pesquisa na area de segurança pública. Além de acompanhar os números da violência, o mapa apresenta uma fonte segura e contínua para o acomanhamento das tendências da violência em Belém.
Espera-se que a cobertura sistemática desses problemas permita a elaboração de politicas públicas específicas para a juventude a fim de respeitar os direitos desse importante grupo social.
Muito boa a dica.
ResponderExcluirQue pena que o Governo só divulgue esses dados com um atrazo de alguns anos.
Seria muito mais aproveitado se a sociedade pudesse saber onde estão as áreas mais perigosas da cidade, igual ao sistema Wikicrimes.
Isso daria um aporte social muito maior nas condições de segurança, reduzindo os indices nefastos pelos quais Belém passa hoje.
Engraçado é que os bairros que popularmente são conhecidos como os mais perigosos não aparecem na lista... Será que as ocorrencias lá não são registradas? Por que?
Espera-se que a proposta de políticas públicas implementadas sejam "geoacertadas".
Valeu pela postagem, esse blog está cada dia melhor!
Parabéns!!!