Engarrafamentos quilométricos na BR-316 e Almirante Barroso, confusão no Entroncamento, falta de sinalização adequada, imprudência dos motoristas e pedestres e muita, muita falta de paciência. A rotina dos belenenses no trânsito já se tornou tão estressante que é difícil encontrar alguém que consiga dirigir ao menos um dia sem se aborrecer nas ruas da cidade. Por causa disso, soluções para o tráfego da Região Metropolitana de Belém entraram na lista de desejos que precisam ser realizados em 2010. E o Papai Noel da população atende pelo nome de Ação Metrópole, um projeto do governo estadual que tem previsão de conclusão da sua primeira etapa em maio de 2010.
Prova da gravidade da situação do trânsito é que houve um aumento expressivo no número de automóveis que circulam em Belém. Por mês, são feitos mais de três mil emplacamentos pelo Departamento de Trânsito do Pará (Detran/ Pará). E isso se deve ao período de estabilidade e crescimento econômico pelo qual o País passou nos últimos anos, além da facilitação do crédito para a aquisição deste tipo de bem.
Figura 1: Projetos para o entrocamentos de Belém
Rainon Feitosa se questiona em seu bolg.
• Quem vem à Belém-PA pela BR-316 via entroncamento vai entender porque deram esse nome.
• É complexo entender a mente de quem planejou aquilo.
• Aquilo deveria ser uma solução para o engarrafamento naquele trecho.
• Os sinais foram tirados para "facilitar" o escoamento de veículos.
• E para aumentar o engarrafamento, colocaram mais dois sinais: um para a frente do Shopping Castanheira e outro para a frente do Conjunto Costa e Silva. Quem sai do túnel dá de cara com esses dois sinais. Que mente brilhante !!!
Ouvir dizer que já tentaram outras soluções porém, o LÍDER é quem manda e não nós que mandamos no LÍDER.
• O projeto foi tão bem feito que é necessário colocar cones e guardas da polícia federal no cruzamento de quem vem de ICOARACI e da PEDRO ÁLVARES CABRAL para entrar na BR, senão ninguém passa no horário do "rush".
• O que acontece também, quando os veículos se encontram na frente da IGREJA UNIVERSAL é necessário colocar cones e policiamento reduzindo a saída do túnel em duas vias, causando um grande engarrafamento dentro do túnel que foi projetado exatamente para evitar isso.
• Ainda tem os ciclistas que foram esquecidos no projeto.
• E as passarelas que, segundo ouvi dos transeuntes, viraram um "cocódromo", entenderam?
• Benditos cones e policiais que, quando estão presentes, "corrigem" esse erro do "complexo viário do entroncamento" e a chuva das três que tenta limpar as sujeiras das passarelas.
• Quem sabe um outro projeto mais simples, mais barato e eficaz para corrigir esse complexo, milionário e com eficiência duvidosa.
Onde poderia encontrar a fonte desses projetos na foto?
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