5 de novembro de 2010

Fusão – ENVI 4.5


Neste Tutorial vamos fazer a fusão de uma imagem Multispectral com Resolução Espectral de 30m com a banda Pancromática 8 de Resolução Espacial de 15m, no ENVI. Com essa operação melhoraremos a resolução espacial da imagem multiespectral que passará a ser 15m.


Características das Bandas do Sensor Landsat ETM+


Neste tutorial será utilizada, a título de exemplo, cenas Landsat obtida gratuitamente através do Global Land Cover Facility (http://glcfapp.umiacs.umd.edu/index.shtml, mas os procedimentos aqui descritos podem ser adaptados para qualquer tipo de imagem de sensor óptico disponível.

Normalmente as imagens já vêm georreferenciadas, no sistema UTM de projeção, e datum de referência WGS-84. Contudo, verifique o metadados como: Datum, Órbita ponto, Projeção e outros. Clique na extensão do Map Info de sua imagem para verificar seu parâmetros.

Baixe Tutorial: Clique no título

Email: leonardogeopara@gmail.com

Referências Bibliográficas
SADECK, Geotecnologia.  (http://geotecnologias.wordpress.com/) acesso em: 29/09/2010
http://processamentodigital.blogspot.com/search/label/ENVI. acesso em 27/09/2010


2 comentários:

  1. A título de exemplo, caso você queria reproduzir texto do Sadeck – Geotecnologias em outros meios poderá usar este formato de aviso de copyright: “Texto de autoria de (Nome ou identificação do autor) extraído de artigo original do Sadeck – Geotecnologias (link para a matéria do Sadeck – Geotecnologias que contém o texto). Copyright Sadeck – Geotecnologias Todos os direitos reservados”.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom trabalho Leonardo realmente você é uma grande profissional tanto na carreira Bombeiro MIlitar como na qual vo cê ministra instruções, plaestras e seminários o CBMPA não sabe o talento que tem em sua corporação e nem o Pará você fez um trabalho excelente no mapeamento dos
    hidrantes de Belém, Parabens novamente,
    Ten QOBM Sales

    ResponderExcluir

Representações Cartográficas

Globo - representação esférica, em escala pequena, dos aspectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade ilustrativa.

Mapa - representação plana, em escala pequena, delimitada por acidentes naturais ou políticos-administrativos, destinada a fins temáticos e culturais.

Cartas - representação plana, em escala média ou grande, com desdobramento em folhas articuladas sistematicamente, com limites de folhas constituídos por linhas convencionais, destinada a avaliação de distância e posições detalhadas.

Planta - tipo particular de carta, com área muito limitada e escala grande, com número de detalhes consequentemente maior.

Mosaiso - conjunto de fotos de determinada área, montadas técnica e artisticamente, como se o todo formasse uma só fotografia. Classifica-se como controlado, obtido apartir de fotografia aéreas submetidas a processos em que a imagem resultante corresponde à imagem tonada na foto, não controlado, preparado com o ajuste de detalhes de fotografia adjacentes, sem controle de termo ou correção de fotografia, sem preocupação com a precisão, ou ainda semicontrolado, montado combinando-se as duas características descritas.

Fotocarta - Mosaico controlado, com tratamento cartográfico.

Ortofotocarta - fotografia resultante da transformação de uma foto original, que é um perspectiva central do terreno, em uma projeção ortogonal sobre um plano.

Ortofotomapa - conjunto de várias ortofotocartas adjacentes de uma determinada região.

Fotoíndice - montagem por superposição das fotografias, geralmente em escala reduzida. É a primeira imagem cartográfica da região. É o insumo necessário para controle de qualidade de aerolevantamentos utilizados na produção de cartas de método fotogramétrico.

Carta Imagem - imagem referênciada a partir de pontos identificáveis com coordenadas conhecidas, superposta por reticulado da projeção

Revista Geografia, Conhecimento Prático, n 23, p 54. ed. Escala