8 de novembro de 2010

Características das bandas do satélite LANDSAT 7 ETM+ – APLICAÇÕES

No conjunto das características do satélite Landsat temos a altitude em Km e as resoluções das Imagens deste sensor remoto. Essas resoluções dependerão de características específicas definidas pela própria imagem coletada. Assim, tem-se: Resolução temporal, Resolução espacial, resolução espectral, resolução radiométrica e resolução digital.

 Tabela. caracteristica das bandas que sabelite Landsat.

Tabela 1 – Bandas do Landsat TM, Marituba-PA, obtido em 03 de agosto 2001. As bandas 1 a 5 e 7 têm resolução espacial é de 30x30 m. A banda 6 tem resolução espacial de 120x120m e a banda 8 tem resolução espacial de 15x15m.
Fonte: Elaboração própria.




Todas são muito importantes, contudo, a utilização de imagem com diferentes tipo de resolução dependerá da finalidade do trabalho desenvolvido. Contudo, quando vamos utilizar uma imagem de satélite Landsat, à primeira característica que temos contato é com a resolução espectral: dada pelas bandas espectral suportada pelo equipamento, ou seja, pela capacidade de absorção (números de canais) do sensor utilizado em função do comprimento de onda utilizado pelo mesmo
 
Clique no título e baixe a tabela de aplicações
 
Referência Bibliográfica
 
JENSEN, Jonh R., 1949 - Sensoriamento Remoto do ambiente: uma Perspectiva em recursos terrestre/ em Jonh R. Jensesn; tradução José Carlos Neves Epiphanio (Coordenador) ... [et al.] - São José dos Campos, SP: Parêntese, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Representações Cartográficas

Globo - representação esférica, em escala pequena, dos aspectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade ilustrativa.

Mapa - representação plana, em escala pequena, delimitada por acidentes naturais ou políticos-administrativos, destinada a fins temáticos e culturais.

Cartas - representação plana, em escala média ou grande, com desdobramento em folhas articuladas sistematicamente, com limites de folhas constituídos por linhas convencionais, destinada a avaliação de distância e posições detalhadas.

Planta - tipo particular de carta, com área muito limitada e escala grande, com número de detalhes consequentemente maior.

Mosaiso - conjunto de fotos de determinada área, montadas técnica e artisticamente, como se o todo formasse uma só fotografia. Classifica-se como controlado, obtido apartir de fotografia aéreas submetidas a processos em que a imagem resultante corresponde à imagem tonada na foto, não controlado, preparado com o ajuste de detalhes de fotografia adjacentes, sem controle de termo ou correção de fotografia, sem preocupação com a precisão, ou ainda semicontrolado, montado combinando-se as duas características descritas.

Fotocarta - Mosaico controlado, com tratamento cartográfico.

Ortofotocarta - fotografia resultante da transformação de uma foto original, que é um perspectiva central do terreno, em uma projeção ortogonal sobre um plano.

Ortofotomapa - conjunto de várias ortofotocartas adjacentes de uma determinada região.

Fotoíndice - montagem por superposição das fotografias, geralmente em escala reduzida. É a primeira imagem cartográfica da região. É o insumo necessário para controle de qualidade de aerolevantamentos utilizados na produção de cartas de método fotogramétrico.

Carta Imagem - imagem referênciada a partir de pontos identificáveis com coordenadas conhecidas, superposta por reticulado da projeção

Revista Geografia, Conhecimento Prático, n 23, p 54. ed. Escala