5 de novembro de 2010

Layer Stacking – ENVI 4.5


Neste Tutorial vamos criar uma imagem no formato ENVI com todas as bandas de cada cena escolhendo-se a resolução e a projeção desejada. - Layer Stacking.

Neste tutorial será utilizada, a título de exemplo, uma cena Landsat obtida gratuitamente através do Global Land Cover Facility (http://glcfapp.umiacs.umd.edu/index.shtml, mas os procedimentos aqui descritos podem ser adaptados para qualquer tipo de imagem de sensor óptico disponível.

Normalmente as imagens já vêm georreferenciadas, no sistema UTM de projeção, e datum de referência WGS-84. Contudo, ante de iniciar qualquer procedimento verifique o meta dados para avaliar e identificar os parâmetros de sua imagem como: Datum, Órbita ponto, Projeção e outros.

Baixe Tutorial: Clique no Título

Email: leonardogeopara@gmail.com

Referência Bibliográfica.
ADRIANO, Hantequeste. i9geo.com.br/wordpress. acesso em: 28/07/2010
FITZ, Paulo. Geoprocessamento sem Complicação. São Paulo: Oficina do Texto, 2008;
SADECK, Geotecnologia. Sadeckgeo. (http://geotecnologias.wordpress.com/). acesso em: 29/04/2010
http://www.cprm.gov.br/publique/media/process_digital.pdf - PROCESSAMENTO DIGITAL BÁSICO DE IMAGENS DE SENSORES REMOTOS ÓPTICOS PARA USO EM MAPEAMENTO GEOLÓGICO Programa ENVI@TUTORIAL DISERE/2005 Mônica Mazzini Perrotta DISERE perrotta@sp.cprm.gov.br. Acesso em 30/10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Representações Cartográficas

Globo - representação esférica, em escala pequena, dos apectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade ilustrativa.

Mapa - representação plana, em escala pequena, delimitada por acidentes naturais ou políticos-administrativos, destinada a fins temáticos e culturais.

Cartas - representação plana, em escala média ou grande, com desdobramento em folhas articuladas sistematicamente, com limites de folhas constituídos por linhas convencionais, destinada a avaliação de distância e posições detalahadas.

Planta - tipo particular de carta, com área muito limitada e escala grande, com número de detalhes consequentemente maior.

Mosaiso - conjunto de fotos de determinada área, montadas técnica e artisticamente, como se o todo formasse uma só fotografia. Classifica-se como controlado, obtido apartir de fotografia aéreas submetidas a processos em que a imagem resultante corresponde à imagem tonada na foto, não controlado, preparado com o ajuste de detalhes de fotografia adjacentes, sem controle de termo ou correção de fotografia, sem preocupação com a precisão, ou ainda semicontrolado, montado combinando-se as duas características descritas.

Fotocarta - Mosaico controlado, com tratamento cartográfico.

Ortofotocarta - fotografia resultante da transformação de uma foto original, que é um perspectiva central do terreno, em uma projeção ortogonal sobre um plano.

Ortofotomapa - conjunto de várias ortofotocartas adjacentes de uma determinada região.

Fotoíndice - montagem por superposição das fotografias, geralmente em escala reduzida. É a primeira imagem cartográfica da região. É o insumo necessário para controle de qualidade de aerolevantamentos utilizados na produção de cartas de métedo fotogramétrico.

Carta Imagem - imagem referênciada a apartir de pontos identificáveis com coordenadas conhecidas, superposta por reticulado da projeção

Revista Geografia, Conhecimento Prático, n 23, p 54. ed. Escala