15 de setembro de 2010

Baixe Bases Vetroriais Shapefile

Bases vetorias… É, a algum tempo atrás tínhamos uma dificuldade enorme em consegui-las e quem as tinha mantinha em segredo, ai chegamos aos tempos áureos das geotecnologias. Hoje todo mundo fala sobre essa “nova” forma de analisar o espaço. Boa parte disso se deve à Google e seu globo virtual…


No presente momento, as tão resguardadas bases vetoriais de outrora já não tem tanto valor, por que a ferramenta se apropriou de conceitos e teorias encontrando métodos, de representação do espaço geográfico, dinâmicos e impermanentes, mas por outro lado, são as bases vetoriais, sendo elas dinâmicas ou estáticas, que nos dão o suporte para essas análises e por isso a procura continua…

Foi baseado em buscas recentes de alguns colegas, que resolvi postar 10 links, já conhecidos por muitos, para se fazer downloads das diversas classes vetoriais. Os links não abordam somente o Brasil e sim o globo todo, porém com maior ênfase ao nosso País.

Postado por Sadeckgeotnologia - Esses Blog é bom!  (http://geotecnologias.wordpress.com/)

10 links Vetoriais Free:


http://www.gismaps.com.br/gismaps/index.htm
http://www.maplibrary.org/index.php
http://siscom.ibama.gov.br/shapes/
http://mapas.mma.gov.br/i3geo/datadownload.htm
http://bit.ly/Iz5E9
http://www.vdstech.com/map_data.htm
http://www.mapcruzin.com/index.html
http://sigmine.dnpm.gov.br/
ftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas/
ftp://ftp.cprm.gov.br/pub/digeop/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Representações Cartográficas

Globo - representação esférica, em escala pequena, dos apectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade ilustrativa.

Mapa - representação plana, em escala pequena, delimitada por acidentes naturais ou políticos-administrativos, destinada a fins temáticos e culturais.

Cartas - representação plana, em escala média ou grande, com desdobramento em folhas articuladas sistematicamente, com limites de folhas constituídos por linhas convencionais, destinada a avaliação de distância e posições detalahadas.

Planta - tipo particular de carta, com área muito limitada e escala grande, com número de detalhes consequentemente maior.

Mosaiso - conjunto de fotos de determinada área, montadas técnica e artisticamente, como se o todo formasse uma só fotografia. Classifica-se como controlado, obtido apartir de fotografia aéreas submetidas a processos em que a imagem resultante corresponde à imagem tonada na foto, não controlado, preparado com o ajuste de detalhes de fotografia adjacentes, sem controle de termo ou correção de fotografia, sem preocupação com a precisão, ou ainda semicontrolado, montado combinando-se as duas características descritas.

Fotocarta - Mosaico controlado, com tratamento cartográfico.

Ortofotocarta - fotografia resultante da transformação de uma foto original, que é um perspectiva central do terreno, em uma projeção ortogonal sobre um plano.

Ortofotomapa - conjunto de várias ortofotocartas adjacentes de uma determinada região.

Fotoíndice - montagem por superposição das fotografias, geralmente em escala reduzida. É a primeira imagem cartográfica da região. É o insumo necessário para controle de qualidade de aerolevantamentos utilizados na produção de cartas de métedo fotogramétrico.

Carta Imagem - imagem referênciada a apartir de pontos identificáveis com coordenadas conhecidas, superposta por reticulado da projeção

Revista Geografia, Conhecimento Prático, n 23, p 54. ed. Escala