Composição de Bandas de Imagens de Landsat TM-5
Atualmente, com o crescente uso de imagem digital e de softwares de processamento de imagem o usuário pode testar vários tipos de composição colorida, a partir das imagens disponíveis em nível de cinza (preto e branco).
As imagens obtidas pelos sensores eletrônicos, em diferentes bandas ou canais, são individualmente produzidas em perto e branco. A quantidade de energia refletida pelos objetos vai determinar a sua representação nessas imagens em diferentes tons de cinza, entre o branco (quando reflete toda a energia) e o preto (quando absorve toda a energia). Ao projetar e sobrepor essas imagens, através de um filtro colorido azul, verde e vermelho (cores primárias), é possível gerar imagens coloridas conforme vamos mostrar neste tutorial sobre composição de bandas no Arc Gis.Contudo, sabemos que o Arc Gis não é melhor software para trabalhar com imagens. Nessa situação o ideal seria trabalhar com ERDAS, ER Mapper e outros.
As imagens de satélites trabalhadas neste tutorial foram disponibilizadas no seguinte endereço: http://www.dgi.inpe.br/html/imagens.html. Você pode baixar gratuitamente!
Irei utilizar todas as bandas Landsat, que foram baixadas, que são as bandas de 1 a 7. Logo, é bom lembra que cada trabalho requer uma composição diferente e às vezes não são necessárias todas as bandas.
As setes bandas do Landsat 5 TM utilizadas foram de Belém do Pará de 2008, com as seguintes características: Altitude de 705 Km, Resolução temporal 16 dias, resolução espacial de 30m
http://www.ebah.com.br/composicao-de-bandas-de-imagens-de-landsat-tm-5-pdf-a63544.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário