Permite que sejam armazenadas e atualizadas grandes massas de dados sobre ocorrências ambientais, registrando automaticamente a localização geográfica e a extensão territorial dos eventos e entidades ambientais ocorrentes, juntamente com os registros de outras características alfanuméricas a eles associadas, tais como nomes, números, mapas, textos, fotografias, imagens digitais, filmes, cópias de documentos e vistas panorâmicas, entre outras, para posteriores consultas combinadas de inúmeras formas.
Tive a oportunidade de conhecer este programa, quando da visita do Dr Jorge Xavier da Silva, no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará.
19/06/2008 - LAGEOP em Bélem do ParáPalestras com o tema “Geoprocessamento”, foram ministradas para militares do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, no período de 16 a 18 de junho, no auditório do Comando Geral, tendo como palestrante Jorge Xavier, professor do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e especialista em Geoprocessamento
As palestras aconteceram, na segunda-feira (16), para alunos oficiais da Escola de Formação de Oficiais - EFO. Na terça-feira (17), foi direcionada para oficiais alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO e no encerramento, quarta-feira (18), para diretores e chefes de seções. Foram abordados temas como: ambiente, defesa civil, logística, apoio a decisão e aplicação do geoprocessamento. http://www.lageop.ufrj.br/noticias.php?pagina=7
Diante da curiosidade sobre o programa desenvolvir um pequeno trabalho neste sistema. Veja o resultado.
Abrindo imagem da área no programa
Imagem da área carregada
Visualizando a imagem
Consultando o banco de dados
Consultando o banco de dados pelo registro.
Visualizando o hidrantes por registro na imagem
Ampliando para visualização dos hidrantes - Ver-o-peso.
Modo de consulta: Regsitro, Situação, Localização, Vazão e etc...
Janela do atributos dos registros
Janela de registro ampliada
Modo de cadastrador : com foto e dados do cadastrador
Modo de consulta por vazão.
Modo de consulta da imagem do hidrante
Foto do hidrante
Este trabalho apresenta a potencialidade do Sistema de Vigilância e Controle - VICON, o qual possibilita trabalhar de maneira ágil, fácil e rápida em virtude de sua funcionalidade de coleta, armazenamento, tratamento de informação e análise espacial aplicada em uma determinada área, ou seja, é um sistema útil nas avaliações espaciais e nos estudos de fenômenos em áreas pré-determinadas.
Referência Bibliográfica
FITZ, P.R. Geoprocessamento sem complicação. São Paulo: Oficina do Texto, 2008.
XAVIER, J. S. Geoprocessamento e Análise Ambiental: Aplicações.
SOUSA, K. F. Uso de Geotecnologia no Mapeamento e Localização de Hidrantes de Coluna do Centro de Terezina-PI.
HIDRANTES de coluna. São Paulo: Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, 2004. (Instrução técnica, nº 34/2004).
Opa Leonardo,
ResponderExcluirMuito legal!
Na foto que você colocou foi da palestra que o Xavier deu aqui em belém?
Você enviou esse trabalho para ele dar uma olhada? Acredito que ele iria gostar muito, pois eles desenvolveram uma aplicação parecida no RJ.
Parabéns pela postagem.