21 de março de 2011

MONITORAMENTO DOS HIDRANTES COM VIGILÂNCIA E CONTROLE - VICON

Permite que sejam armazenadas e atualizadas grandes massas de dados sobre ocorrências ambientais, registrando automaticamente a localização geográfica e a extensão territorial dos eventos e entidades ambientais ocorrentes, juntamente com os registros de outras características alfanuméricas a eles associadas, tais como nomes, números, mapas, textos, fotografias, imagens digitais, filmes, cópias de documentos e vistas panorâmicas, entre outras, para posteriores consultas combinadas de inúmeras formas.

Tive a oportunidade de conhecer este programa, quando da visita do Dr Jorge Xavier da Silva, no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará

Fig. 01 - Prof: Jorge Xavier

19/06/2008 - LAGEOP em Bélem do ParáPalestras com o tema “Geoprocessamento”, foram ministradas para militares do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, no período de 16 a 18 de junho, no auditório do Comando Geral, tendo como palestrante Jorge Xavier, professor do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e especialista em Geoprocessamento


As palestras aconteceram, na segunda-feira (16), para alunos oficiais da Escola de Formação de Oficiais - EFO. Na terça-feira (17), foi direcionada para oficiais alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO e no encerramento, quarta-feira (18), para diretores e chefes de seções. Foram abordados temas como: ambiente, defesa civil, logística, apoio a decisão e aplicação do geoprocessamento. http://www.lageop.ufrj.br/noticias.php?pagina=7

Fig. 02 - Palestra no CBMPA.


Diante da curiosidade  sobre o programa desenvolvir um pequeno trabalho neste sistema. Veja o resultado.

Abrindo imagem da área no programa
Imagem da área carregada
Visualizando a imagem
Consultando o banco de dados
Consultando o banco de dados pelo registro.
Visualizando o hidrantes por registro na imagem
Ampliando para visualização dos hidrantes - Ver-o-peso.
Modo de consulta: Regsitro, Situação, Localização, Vazão e etc...

Janela do atributos dos registros
Janela de registro ampliada

Modo de cadastrador : com foto e dados do cadastrador


Modo de consulta por vazão.



Modo de consulta da imagem do hidrante

Foto do hidrante

Este trabalho apresenta a potencialidade do Sistema de Vigilância e Controle - VICON, o qual possibilita trabalhar de maneira ágil, fácil e rápida em virtude de sua funcionalidade de coleta, armazenamento, tratamento de informação e análise espacial aplicada em uma determinada área, ou seja, é um sistema útil nas avaliações espaciais e nos estudos de fenômenos em áreas pré-determinadas.

 Referência Bibliográfica
FITZ, P.R. Geoprocessamento sem complicação. São Paulo: Oficina do Texto, 2008.

XAVIER, J. S. Geoprocessamento e Análise Ambiental: Aplicações.

SOUSA, K. F. Uso de Geotecnologia no Mapeamento e Localização de Hidrantes de Coluna do Centro de Terezina-PI.
HIDRANTES de coluna. São Paulo: Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, 2004. (Instrução técnica, nº 34/2004).

Um comentário:

  1. Opa Leonardo,

    Muito legal!
    Na foto que você colocou foi da palestra que o Xavier deu aqui em belém?

    Você enviou esse trabalho para ele dar uma olhada? Acredito que ele iria gostar muito, pois eles desenvolveram uma aplicação parecida no RJ.

    Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir

Representações Cartográficas

Globo - representação esférica, em escala pequena, dos aspectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade ilustrativa.

Mapa - representação plana, em escala pequena, delimitada por acidentes naturais ou políticos-administrativos, destinada a fins temáticos e culturais.

Cartas - representação plana, em escala média ou grande, com desdobramento em folhas articuladas sistematicamente, com limites de folhas constituídos por linhas convencionais, destinada a avaliação de distância e posições detalhadas.

Planta - tipo particular de carta, com área muito limitada e escala grande, com número de detalhes consequentemente maior.

Mosaiso - conjunto de fotos de determinada área, montadas técnica e artisticamente, como se o todo formasse uma só fotografia. Classifica-se como controlado, obtido apartir de fotografia aéreas submetidas a processos em que a imagem resultante corresponde à imagem tonada na foto, não controlado, preparado com o ajuste de detalhes de fotografia adjacentes, sem controle de termo ou correção de fotografia, sem preocupação com a precisão, ou ainda semicontrolado, montado combinando-se as duas características descritas.

Fotocarta - Mosaico controlado, com tratamento cartográfico.

Ortofotocarta - fotografia resultante da transformação de uma foto original, que é um perspectiva central do terreno, em uma projeção ortogonal sobre um plano.

Ortofotomapa - conjunto de várias ortofotocartas adjacentes de uma determinada região.

Fotoíndice - montagem por superposição das fotografias, geralmente em escala reduzida. É a primeira imagem cartográfica da região. É o insumo necessário para controle de qualidade de aerolevantamentos utilizados na produção de cartas de método fotogramétrico.

Carta Imagem - imagem referênciada a partir de pontos identificáveis com coordenadas conhecidas, superposta por reticulado da projeção

Revista Geografia, Conhecimento Prático, n 23, p 54. ed. Escala