22 de março de 2011

HIDRANTES URBANOS NO GOOGLE EARTH

Washington Capital é a primeira cidade que usa o Google Earth para informar o Estado dos Hidrantes Urbanos. É diposnibilizado na rede a situação operacional deste dispositivos. Apesar dos hidrantes urbanos não ser uma preocupação para maioria das pessoas. Acho que esse tipo de informação Pública deve ser facilmente acessível aos cidadãos de todas as Cidades em todo o mundo. O Usos do Sistema de informação geográfica (SIG) é um ferramenta que pode agilizar este trabalaho facilitando a visualização mais Fácil dos dados.

Outro exemplo está na Cidade na Índia, Que lançou um arquivo mostrando Buracos. Podemos pensar na potencialidade deste aplicativo de mapeamento on-line. Na verdade, pode-se até pensar em no lançamento de um aplicativo para iPhone para tornar ainda mais fácil a o relatório e a localização hidrantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Representações Cartográficas

Globo - representação esférica, em escala pequena, dos apectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade ilustrativa.

Mapa - representação plana, em escala pequena, delimitada por acidentes naturais ou políticos-administrativos, destinada a fins temáticos e culturais.

Cartas - representação plana, em escala média ou grande, com desdobramento em folhas articuladas sistematicamente, com limites de folhas constituídos por linhas convencionais, destinada a avaliação de distância e posições detalahadas.

Planta - tipo particular de carta, com área muito limitada e escala grande, com número de detalhes consequentemente maior.

Mosaiso - conjunto de fotos de determinada área, montadas técnica e artisticamente, como se o todo formasse uma só fotografia. Classifica-se como controlado, obtido apartir de fotografia aéreas submetidas a processos em que a imagem resultante corresponde à imagem tonada na foto, não controlado, preparado com o ajuste de detalhes de fotografia adjacentes, sem controle de termo ou correção de fotografia, sem preocupação com a precisão, ou ainda semicontrolado, montado combinando-se as duas características descritas.

Fotocarta - Mosaico controlado, com tratamento cartográfico.

Ortofotocarta - fotografia resultante da transformação de uma foto original, que é um perspectiva central do terreno, em uma projeção ortogonal sobre um plano.

Ortofotomapa - conjunto de várias ortofotocartas adjacentes de uma determinada região.

Fotoíndice - montagem por superposição das fotografias, geralmente em escala reduzida. É a primeira imagem cartográfica da região. É o insumo necessário para controle de qualidade de aerolevantamentos utilizados na produção de cartas de métedo fotogramétrico.

Carta Imagem - imagem referênciada a apartir de pontos identificáveis com coordenadas conhecidas, superposta por reticulado da projeção

Revista Geografia, Conhecimento Prático, n 23, p 54. ed. Escala