1 de outubro de 2010

Composição Colorida RGB no ENVI 4

Abra o ENVI e em barra de ferramenta do menur principal (File) > selecione Open Imagem File > carregue todas as Bandas.

Depois, na Barra de Ferramentas do Menu Principal clique em: Basic Tools > Layer Stacking, para abrir a janela: Layer Stacking Parameters.

Em Layer Stacking Parameters clique no botão Inport File... Para inserir as bandas que vão compor a imagem RGB.
Selecione todas as bandas e clique no OK!
No botão Choose escolha a pasta onde será salvo a composição RGB
Em nome do arquivo: nomeie seu arquivo: RGB_223_61_2008 ou outro nome que possa identificar sua composição
Clique em Ok! e espere alguns segundos o processamento da composição RGB.
Depois do processo no Avaliable Bands List aparecerá sua composição RGB. Selecione RBG Color ao lado do Gray Scale e faça sua composição colorida R,G, B .
Algumas composições Coloridas RGB.

Por Leonardo Sousa dos Santos



Um comentário:

Representações Cartográficas

Globo - representação esférica, em escala pequena, dos aspectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade ilustrativa.

Mapa - representação plana, em escala pequena, delimitada por acidentes naturais ou políticos-administrativos, destinada a fins temáticos e culturais.

Cartas - representação plana, em escala média ou grande, com desdobramento em folhas articuladas sistematicamente, com limites de folhas constituídos por linhas convencionais, destinada a avaliação de distância e posições detalhadas.

Planta - tipo particular de carta, com área muito limitada e escala grande, com número de detalhes consequentemente maior.

Mosaiso - conjunto de fotos de determinada área, montadas técnica e artisticamente, como se o todo formasse uma só fotografia. Classifica-se como controlado, obtido apartir de fotografia aéreas submetidas a processos em que a imagem resultante corresponde à imagem tonada na foto, não controlado, preparado com o ajuste de detalhes de fotografia adjacentes, sem controle de termo ou correção de fotografia, sem preocupação com a precisão, ou ainda semicontrolado, montado combinando-se as duas características descritas.

Fotocarta - Mosaico controlado, com tratamento cartográfico.

Ortofotocarta - fotografia resultante da transformação de uma foto original, que é um perspectiva central do terreno, em uma projeção ortogonal sobre um plano.

Ortofotomapa - conjunto de várias ortofotocartas adjacentes de uma determinada região.

Fotoíndice - montagem por superposição das fotografias, geralmente em escala reduzida. É a primeira imagem cartográfica da região. É o insumo necessário para controle de qualidade de aerolevantamentos utilizados na produção de cartas de método fotogramétrico.

Carta Imagem - imagem referênciada a partir de pontos identificáveis com coordenadas conhecidas, superposta por reticulado da projeção

Revista Geografia, Conhecimento Prático, n 23, p 54. ed. Escala