17 de julho de 2020

LANÇAMENTO DE E BOOK E LIVRO


Depois de cinco anos afastado em razão do mestrado e em seguida doutorado resolvi volta a alimentar meu blog, agora com uma logomarca nova, como objetivo mais interdisciplinar, mas sem perde o foco nas geotecnologias e na produção de geoinformação.

Nesse período decidir reunir num Ebook e Livro uma década de experiência de trabalhos de pesquisa, frutos em formato de artigos de graduações e pós-graduações, que fizeram uso das potencialidades das geotecnologias para trabalhar com dados de segurança pública e gerar geoinformações de defesa social e segurança.

Neste sentido estaremos lançando em breve pela Editora Itacaiúnas a obra Geotecnologia e Geoinformação em Defesa Social e Segurança Pública.

Eu, Carlos Gutierrez e Orleno Júnior, trabalhamos na reunião de nossos trabalhos com objetivo geral de servir de conhecimento para estudantes dos cursos de formação em segurança em geral, universitários e profissionais de diversas áreas do conhecimento, que tenha interesse em questões importantes e cruciais de localização, distribuição, análise espacial e cartografia digital na área de defesa social e segurança pública.

Eis o livro que deve consagra nosso retorno as postagens nesse blog que me deu e me dá muitas alegrias.


Esta obra apresenta a compilação de experiências de graduando e pós-graduando na geração de geoinformações de defesa social e segurança pública, com geodados por meio sistema de informações geográficas e ferramentas e técnicas de geoprocessamento, que permitiu alimentar, analisar e revelar aspectos distintos dos registros e boletins de ocorrências atendidos pelo corpo de bombeiros e policia militar do Estado do Pará.


Os resultados são apresentados através de operações lógicas de geoprocessamentos que revelaram tendências e padrões da distribuição espacial de geodados de defesa social e segurança pública, como objetivo de realizar análises e estudos em segurança para elaboração de políticas públicas de segurança em geral. 



Um comentário:

Representações Cartográficas

Globo - representação esférica, em escala pequena, dos aspectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade ilustrativa.

Mapa - representação plana, em escala pequena, delimitada por acidentes naturais ou políticos-administrativos, destinada a fins temáticos e culturais.

Cartas - representação plana, em escala média ou grande, com desdobramento em folhas articuladas sistematicamente, com limites de folhas constituídos por linhas convencionais, destinada a avaliação de distância e posições detalhadas.

Planta - tipo particular de carta, com área muito limitada e escala grande, com número de detalhes consequentemente maior.

Mosaiso - conjunto de fotos de determinada área, montadas técnica e artisticamente, como se o todo formasse uma só fotografia. Classifica-se como controlado, obtido apartir de fotografia aéreas submetidas a processos em que a imagem resultante corresponde à imagem tonada na foto, não controlado, preparado com o ajuste de detalhes de fotografia adjacentes, sem controle de termo ou correção de fotografia, sem preocupação com a precisão, ou ainda semicontrolado, montado combinando-se as duas características descritas.

Fotocarta - Mosaico controlado, com tratamento cartográfico.

Ortofotocarta - fotografia resultante da transformação de uma foto original, que é um perspectiva central do terreno, em uma projeção ortogonal sobre um plano.

Ortofotomapa - conjunto de várias ortofotocartas adjacentes de uma determinada região.

Fotoíndice - montagem por superposição das fotografias, geralmente em escala reduzida. É a primeira imagem cartográfica da região. É o insumo necessário para controle de qualidade de aerolevantamentos utilizados na produção de cartas de método fotogramétrico.

Carta Imagem - imagem referênciada a partir de pontos identificáveis com coordenadas conhecidas, superposta por reticulado da projeção

Revista Geografia, Conhecimento Prático, n 23, p 54. ed. Escala