SPRING é um sistema de Geoprocessamento, que podemos defini-lo como um conjunto de ferramentas voltadas à coleta e tratamento de informações espaciais, além da geração de saídas na forma de mapas convencionais, relatórios, arquivos digitais, e outros, devendo prover recursos para armazenamento, gerenciamento, manipulação e análise de dados.
Os sistemas com estas características são também conhecidos como Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Entretanto o Geoprocessamento é um conceito mais abrangente e representa qualquer tipo de processamento de dados georreferenciados, enquanto um SIG processa dados gráficos e não gráficos (alfanuméricos) com ênfase às análises espaciais e modelagens de superfícies.
Um sistema de Geoprocessamento como é o SPRING, além de ser um SIG, inclui também as ferramentas de um sistema de processamento de imagens de sensores remotos. As principais definições de SIG são:
“Um conjunto manual ou computacional de procedimentos utilizados para armazenar e manipular dados georreferenciados” (Aronoff, 1989).
“Conjunto poderoso de ferramentas para coletar, armazenar, recuperar, transformar e visualizar dados sobre o mundo real” (Burrough, 1986).
“Um sistema de suporte à decisão que integra dados referenciados espacialmente num ambiente de respostas a problemas” (Cowen, 1988).
“Um banco de dados indexados espacialmente, sobre o qual opera um conjunto de procedimentos para responder a consultas sobre entidades espaciais” (Smith et al., 1987)
SPRING é um SIG que inclui ferramentas de um sistema de Processamento Digital de Imagens (PDI) de sensores remotos.
O SIG é o sistema computacional que materializa os conceitos do geoprocessamento.
O Geoprocessamento é o conjunto de técnicas e de conceitos sobre representação computacional do espaço geográfico.
O SPRING tem um conjunto de ferramentas usadas para coleta e tratamento de informações espaciais, geração de saídas na forma de mapas, relatórios, arquivos digitais, etc e Recursos para sua estocagem, gerenciamento, manipulação e análise.
Hoje apresento um tutorial para quem está dando os primeiros passo no SPRING!
Nenhum comentário:
Postar um comentário