As ocorrências de incêndio urbano causam grandes danos econômicos e sociais importantes e isso ressalta a necessidade de se adotar mecanismo para reduzir o número de incêndio. A alternativa utilizada pela maioria dos órgãos responsável é a adoção de medidas de prevenção dentro de uma política adequada de planejamento de distribuição de recursos destinados à proteção contra incêndio urbano.
Compreender a distribuição espacial de dados oriundos de fenômenos ocorridos no espaço constitui hoje um grande desafio para elucidação de questões centrais em diversas áreas do conhecimento, seja em saúde, em ambiente, em geologia, em agronomia, entre tantas outras (Câmara et al, 2005).
No caso do fenômeno das ocorrências de incêndio o objetivo de interesse é a própria localização espacial dos eventos de incêndio urbano de Belém disponibilizado pela Divisão de Controle e Estatística do CBM-PA da 1ª Légua Patrimonial de Belém.
Ou seja, objetivo primário é estudar padrões de distribuição espacial destes, testando hipóteses sobre o padrão observado: se aleatório, ou ao contrário se apresenta-se em aglomerados ou regularmente distribuídos.
Decorre disso uma necessidade de se estudar de forma padronizada o assunto, para tentarmos contribuir com planejadores da segurança pública local, para que os mesmos possam estabelecer metas de ação no sentido de que sejam reduzidos os índices atuais.
Nesse processo efetuou-se a geocodificação dos endereços das ocorrências de incêndio para determinar a posição geográfica correspondente a cada endereço. Através geocodificação os eventos são ditos estarem espacializados, podendo ser analisados ou simplesmente visualizados sobre mapas.
Aguardem os resultados deste estudos!
Sugestões: leonardocbmpa@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário