23 de maio de 2014

RESUMO DO FILME/DOCUMENTÁRIO A HISTÓRIA DO MUNDO EM 2h


A história do mundo em 2 horas, se inicia com 13,7 bilhões de anos antes da nossa chegada, “nosso universo se inicia com um feixe de luz menor que um átomo por razões que ainda não sabemos o nosso universo derrepente estoura”, e nesse estouro o feixe se expandiu ficando muito maior que a sua própria origem. Dando origem a toda a energia das estrelas e toda a energia que vamos consumir vêm desta explosão. Importante lembrar que toda a formação e a complementação dos dias atuais levou muito tempo para se formar, não indicarei tempo ao menos que for necessário mencioná-los.

Nossos ancestrais se formam com essa expansão os átomos, o primeiro a surgir foi o hidrogênio e ele e o formador de vários outros elementos dependendo da sua manipulação, o que nos revela que todos os outros átomos foram criados pelo inicio do estouro do big bang e outros foram formados apartir do hidrogênio. A gravidade tem papel fundamental na formação de tudo inclusive das galáxias pois ela aperta e comprime os hidrogênios em nuvens gás e pó de pressão e calor de mais de 10.000.000 ºC, o hidrogênios se chocam dando origem a outro gás o  hélio. A medida que se chocam eles emitem feixes de energia vale ressaltar que esta energia não provem da queima e sim de radiação desse encontro de elementos. Essa energia criou as estrelas e imprimia iluminação.

Essas estrelas eram formadas de Hidrogênio e Helio que se funde com hidrogênio em lítio e além destes mais 24 de vários elementos são criados nas estrelas o que significa dizer que a base da vida como o carbono e o ferro vieram de dentro das estrelas.

Vários outros elementos tiveram que ser formados da explosão dessas estrelas seus ciclos chegavam ao fim elas se transformava em SUPER-NOVAS, impulsionando energia suficiente para criar todos os outros elementos mais pesados que não puderam ser feitos na explosão do big bang. Dessas explosões forma criados o ouro, urânio e outros mais incluindo o cobre que vem aparecer na idade do bronze na terra e o urânio em fábricas nucleares e o ouro que é um dos metais de maior valor comercial que movimenta o mercado. “a tabela periódica é de fato uma especie de biblioteca de matéria do universo”. “Somos parte de várias estrelas somos na realidade pó das estrelas” visto do ponto da química.

O nascimento de uma nova estrela gigante muda toda a vida, o Sol. O sol reuni praticamente quase toda a poeira e gás do sistema solar, e a gravidade que faz os planetas a gravidade exercida pelo sol. A nossa terra se forma em meio a pedaços de ferro capaz de se fixar no núcleo do planeta primitivo, a rapidez da rotação terrestre faz com que as horas de um dia sejam de 6h. O calor e a gravidade moldam o novo planeta o metal que se forma no núcleo do planeta envolve o mesmo em uma radiação magnética ou campo magnético da terra e que a protege, e forma a crosta terrestre. Nesse período um objeto vindo de marte eclode com a terra retirando um pouco da essência dela e o que sai da camada terrestres fica envolta em gravidade e orbita próximo da terra esta e a lua. O incidente tira a terra da inclinação que estava e ela inclina-se agora para o eixo da lua, o que gera uma desaceleração da rotação da terra o que influi diretamente na quantidade de horas por dia o que gera 24 horas por dia e influi nas estações do ano do planeta. A água não existia em seu estado líquido mas existia o vapor de água, que se formo o nimbus e por conseqüência choveu.

O que resfriou a terra formada nas superfícies  menos a camada mais próxima a o núcleo, água pois as chuvas criaram os oceanos rios lagos superficiais. Mas essa formação ainda não é propicia a nossa chegada, e em 3,8 bilhões de anos antes de nós surge os primeiros seres vivos formados dentro dos mares “ 6 elementos simples se combinaram e formaram o DNA  alguns deles são o hidrogênio, carbono, oxigenio e nitrogênio juntos eles formaram as bactérias originais que não ultilizam oxigênio elas são chamadas aeróbias, e se desenvolvem através de energia para formar todos os seres vivos do planeta.

Mas ainda precisava de apenas um elemento fundamental para a manutenção da vida o OXIGÊNIO em grandes quantidades. As bactérias formadas liberam oxigênio, mas em poucas quantidades. E esse oxigênio encontra no fundo dos mares o ferro. O ferro oxida e desprende Oxigênio para a atmosfera em grandes quantidades o que auxilia o trabalho dessas bactérias, e desse oxigênio se forma as bactérias aeróbias ou seja as que se desenvolvem com oxigênio. E se desenvolvem todos os animais principais ou primeiros de acordo com a parte de energia que precisa. E nós. E em pouco tempo o oxigênio tem sua áurea força chegando a ter mais de 13% de ocupação na atmosfera. O que traz também uma proteção natural o gás ozônio que nos protege contra a radiação solar e propicia nossa vida fora dos mares.

A vida vegetal na terra se fossiliza no fundo da terra e os vulcões terrestres entram em erupções agudas por causa do calor da energia presa no subsolo o que libera dióxido de carbono na atmosfera que finaliza a vida formada até então, mas não todas. A vida dos dinossauros também e extinta, e surge uma nova vida os humanos. Na época a terra era em suas partes coberta por silício vindo das explosões das estrelas o mesmo que mais tarde seria utilizado na revolução tecnológica. A particularidade deste material e que ele se junta ao oxigênio formando uma estrutura super forte (cristal) e de fácil lapidação, ou seja, uma espécie de pedra lapidada.

Por acaso os sumérios ao procurarem poços de betume aos quais servem de argamassa, pois esse betume já esta destilado e junto com ele encontra-se um outro liquido ate então desprezado chamado “nafta” a gasolina. Durante a evolução do homem ele se utiliza vários metais em diferentes épocas e os ferreiros da época têm uma nova arma o ferro, que ao aquecido a altas temperaturas se torna maleável e mais fácil de afiar e mais fácil de achar na superfície da terra.

Por volta de 800 D.C. a pratica da alquimia é bastante difundida e se descobrem vários compostos, e na china um desses alquimistas estuda a fórmula da vida longa ele descobre uma química que pode levar a morte súbita à pólvora, “combina carbono enxofre com salitre um composto de potássio nitrogênio e oxigênio” o que provem das explosões das estrelas e a reunião desses compostos e utiliza esse arte para a guerra.

Desde então os seres vivos não param de transformar a energia para usos diversos essa energia que veio das estrelas e possibilitou as mais diferentes formas e modelos de tudo já visto até aqui. “Somos monumentos vivos do passado do pó das estrelas”.
 

54 comentários:

  1. Deus que criou tudo, só um animal acreditaria que nós viemos do pó, pois se não ate hoje os animais não usariam a reprodução,Não querendo fala mal do blog pois ele é otimo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E se Deus tivesse mandado este "átomo repleto de energia" no começo de tudo e a partir dele seguir todo este trajeto? Muitos ateus respeitam a teoria criacionista, pelo menos eu esperava isto de volta de um fiel à Deus, assim como "um animal" como você diz acredita que "viemos de pó", por que iriamos acreditar em Deus sendo que da costela do primeiro homem Deus fez a mulher? Seria correto chamarmos vocês criacionistas de burros que acreditam na igreja? Sim por que grande maioria dos fatos é a igreja que conta com suas "provas", mas e se elas estivessem erradas? Lembre-se, é a igreja que fala, não o próprio Deus.

      Excluir
    2. Imagine que alguém lhe diga que aconteceu uma explosão numa gráfica e que a tinta que se espalhou no teto e nas paredes formou um dicionário completo. Você acreditaria nisso? Não é muito mais difícil de acreditar que tudo no Universo ordeiro apareceu por causa de uma grande explosão?”... mas muitos falam que a terra tinha todos os elementos para sustentar a vida.. e a gráfica não tinha todos os elementos para fazer vários dicionários?? por que então é dificil acreditar que a explosão fez surgir apenas um dicionário completo?? o que dizer da evolução então?? é apenas uma questão de parar um pouco olhar para tudo o que está a sua volta e pensar :)

      Excluir
    3. A IDEIA DE DEUS ACABOU quando a evolução das espécies deixou de ser uma teoria para se tornar fato. Não sabemos como surgiu o universo conhecido, mas existia os outros universos em dimensões diferentes, a ideia de deus criador inventada pelo homem para controlar a MASSA e escravizá-los só existe para pessoas desprovidas de conhecimento histórico, filosófico e biológico. Aprenda a viver sem deus, porque não existe nenhum deus de nenhuma crença.

      Excluir
    4. meu querido denis ,,, vx precisa acordar pra vida meu anjo,Deus jamais acabou ele ainda existe e sempre vai existir caso vx nao acredite infelismente nao posso fazer nada ... mas nao fique estragando a crença dos outros pq vx nao tem direito sobre isso e antes de vx dizer que Deus nao existe e que nao precisamos dele nas nossas vidas .. vai procurar alguma coisa pra fazer

      Excluir
    5. Mais se "Deus" criou tudo como ele mesmo foi criado se tudo tem um inicio qual o inicio de deus já pararam pra pensar nas besteiras q a igreja nos conta sobre a origem da vida se deus criou tudo quem criou deus e ainda mais se deus fosse esse ser completamente bom pq ele deixaria acontecer essas guerras essas coisas horríveis q estão acontecendo se deus e tao bom pq as pessoas "más" vão pro inferno pq ele não salva todas pensem sobre a logica da bíblia vcs vao encontrar coisas muito contraditórias e sem sentido tipo pq Lúcifer se revoltou já q todos eram completamente bons

      Excluir
    6. Kkkkkkk gente, vocês discutem sobre crença. MEU DEUS. Ateus nunca vão crer em Deus sem sentir a presença dele, é como dizer para uma criança que tal alimento é gostoso, mas ela nunca comeu então sem experimentar ele não vai saber.

      Excluir
    7. Tudo isso por causa de um cara que falou a maior merda de todas. Na Bíblia diz claramente "do pó viemos, ao pó voltaremos" entao nao fala merda sobre só um animal acreditaria que viemos do pó. Leia a Bíblia antes de sair falando merda por aí

      Excluir
    8. deus criou a terra mais ele tinha que faser de um jeito que os humanos pudese explicar

      Excluir
    9. EU NAO ACREDITO , NESSE FILME POR QUE EU TENHO UM DEUS . E FOI JESUS QUE CRIOU O UNIVERSO. E EU NAO ACEITO VER UMA PESOA FALAR QUE A CRICAO DE jESUS ACABOU. NOS SOS ESTAMOS AQUI POR CAUSA DE DEUS E NAO POR CAUSA DO BIG BANG , PQ MUITOS DIZEM QUE NOS VIRMOS DOMACACO.
      PQ QUE EU SAIBA , FOI jESUS QUE ,ME CRIOU , POREM EU TENHO PENA DESSAS PESSOAS PQ SO TAO NA TERRA POR QUE jEUS TEM MISERICORDIA , AI DE NOS SE NAO FOSSE jESUS NA NOSA VIDA

      Excluir
    10. MDS cara se Deus criou tudo qm criou deus?

      Excluir
    11. verdade eu também acho que foi DEUS que criou o mundo da onde que tiraram que foi o Big Bang que criou o mundo gente sem noção cara o lhem eve cara que foi DEUS que criou o mundo se não fosse por Deus a gente nem estáva aqui tudo foi DEUS e foi esse o meu comentário segostaram gosto se não vam tudo dormi♥️♥️

      Excluir
  2. Só diabo mesmo pra dar tanta inspiração pra isso aí, que isso gente ? Dá vontade é de rir com tanta SABEDORIA! Então... Nada se pode fazer né ?
    Decepção pra Deus, ver sua própria criatura, com pensamentos assim a seu respeito.
    Mas ele não existe e nem veio para todos, como está escrito em sua palavra, perda de tempo discutir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que isso minha filha vai dar uma de certinha, fiel a Deus e a igreja? Vai dizer que nunca fez nada de errado e quer dar moral!
      Tudo foi criado através do pó sim! De uma explosão...olhe as evoluções! Ta explícito na cara do mundo do que nós viemos! Deus existe e respeito a quem vai na igreja...mais aí já é fanatismo meu bem!
      Toda evolução aconteceu porque ele permitiu! Agr quem acredita em Adão e Eva....me desculpa meu bem, mais que criancice! Vc é mulher e se conforma de que vc "foi feita" pelas costelas de um homem? Somos tão medíocres assim? Tão de baixo nível! Ah me poupe!

      Excluir
    2. Meu amorzinho se a garota e santa,certa ou nao vx nao tem nada a ver com isso .... isso esta relacionado a vida dla com Deus ... e antes de vx criticar o povo evangelico e nossas crenças vx procura saber das coisas primeiro meu querido/a .... se vx acredita nessa explicaçao ok ninguem tem odireito de opinar ... agr vx tmb nao tem o direito mto pelo contrario vx tem que aprender a respeitar a opiniao dos outros ela acredita em Deus e que ele a formou pelas costelas de um homem sim,, ela nao é mediocre nem nda .... ela tem apenas fé naquilo que foi ensinada entao vx fica na sua e aprende a respeitar os outros ... pk eu tmb sou uma mulher fui ensinada da msm maneira e acredito em tdo que foi me dito entao só um conselho aprenda respeitar que vx vai ter o msm

      Excluir
    3. Os meios não justificam os fins...
      Então vamos ver oque realmente somos sem julgar uns aos outros.
      Somos criaturas feitas pelo único e verdadeiro Deus.
      Se deixarmos de observar a lei,e começarmos a julgar. Passaremos a ser juízes,e não mais observadores da lei.

      Excluir
    4. Deus existe sim tá o Dennis vc é ateu não posso fazer nada mas respeite a minha opinião seu escrot*

      Excluir
    5. guria está é a opinião dela se tu não gosto o problema é teu e foi sim e vai sempre ser DEUS que criou o mundo não os cientistas que porra mano que merda .e outra ninguém vai deixa de acreditar em Deus porque tu que quer ida .sabe sua menina é melhor vc cuidar da sua vida porque a sua vida deve estar ruim pra vc que não acredita em Deus EA gora a quelé foi o comentário dela ela tem que achar o que ela quer não vc e este foi o meu comentário se vc gostou ou não poço estou me ligando beijinhos no outro re calçada🖕🖕

      Excluir
    6. Gente o filme é bom só não é verdadeiro vamos parar de ligar com a opinião dos outros porque não somos juiser que m tem que julgar no dia serto é DEUS não a gente

      Excluir
  3. Infelizmente somos obrigado a produzir trabalho como este nos centro acadêmicos! Não acredito que esse seja a verdadeira origem da vida acredito em Deus. Texto publicados apenas para ajudar outros que se vejam obrigado a assistir e resumi este tipo de teoria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalho muito bem feito, pena que estão levando muito pelo lado pessoal. Pessoas, em relação a criação do mundo, existe muitas teorias,mas nem por isso nos vemos obrigados a aceitá-las, mas se você quer uma teoria fique com aquela que mais lhe agrade... simples assim! Me ajudou muito!!!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Enfim uma pessoa sensata! O assunto aqui não é igreja nem a aceitação das "verdades", pois o próprio nome diz, TEORIA do Big Bang, TEORIA Criacionista.
      A VERDADE esta na aceitação de cada um! Ninguém é burro aqui! Apenas opiniões divergentes.

      - Aos que acreditam no Big Bang, não pensem que os criacionistas são burros!
      - Aos criacionistas, Deus não vai mandar ninguém para o inferno por estar enganado!

      No final das contas isto ou aquilo não vai mudar nada na vida de vocês!

      Isso esta parecendo a relação passional que a maioria tem com politica!
      Leem pouco e acreditam no que querem e tentam convencer o outro no grito!

      As pessoas tem que se respeitar nesse pais!

      Excluir
    4. Genêro de texto de acordo mas o único erro foi que no 6° parágrafo você abriu "aspas" mas não fechou
      BRIGADO
      DE NADA!

      Excluir
    5. Método Científico. Teoria nesse processo não é o significado que estás acostumado a ouvir. para ser uma Teoria, deve ser testada diversas vezes. A Teoria é a evolução de uma hipótese que foi de todo modo provada real, até o ponto em que consideramos uma verdade científica, não é um louco qualquer que diz que tal coisa é real, escreve em um livro e pronto, é aceito como uma teoria comprovada.

      Excluir
    6. Calma pessoal so vim aqui pra poder copiar um resumo para trabalho de escola e me deparo com essa enorme discussão hahahaha Deus existe, big Ban tbm bora la ganhar uma nota bjus hahahah

      Excluir
  4. Adorei! Fui criada pelas estrelas de Deus! Sempre soube q nascemos para brilhar! uhuu :)

    ResponderExcluir
  5. Eu penso o seguinte: O apóstolo Paulo nos encoraja a examinar todas as coisas e reter o que é bom. Para se fazer provas e passar em concurso e cursos, precisamos de conhecimentos científicos. Não é necessário se deixar de acreditar na criação de Deus, para conhecermos todas as coisas científicas, ao contrário, podemos continuar acreditando nEle. Tem outra: a Palavra de Deus nos diz que a ciência se multiplicará. Outra coisa: nem tudo é errado de acordo com a ciênicia. Graças à ciência, temos medicamentos para muitas doenças, tecnologia de ponta e muita coisa maravilhosa. Tem mais. Entre o versículo 1 e 2, do capítulo 1 do livro do Gênesis da Bíblia, podem ter passado bilhões de anos, pois lá diz: " No principio criou Deus os céus e a Terra". No segundo ela diz: " E a Terra era sem forma e vazia." Será que Deus, perfeito como é, criaria uma terra deformada? Claro que não! Ela ficou deformada. Em Apocalipse 12, está escrito que Lúcifer foi expulso do céu para a Terra. Deus diz: "ai dos moradores da Terra, pois para lá foi enviado o diabo, o dragão, a antig serpente." A queda de Lúcifer pode ter deformado a Terra e destruído os dinossauros, como a ciência diz que um objeto enorme, como um meteoro caiu sobre o planeta a milhões de anos destruindo aqueles animais. Portanto, podemos viajar no pensamento e tentar entender melhor a Bíblia e a Ciência, sem nos digladiarmos e na melhor das hipóteses, podemos utilizar os conhecimentos mais estranhos apenas para terminar os nossos estudos e os conhecimentos bíblicos para adorar a Deus e ainda termos uma melhor educação moral, ética, espiritural etc. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. É fácil contradizer a ciência!!!!Vamos lá, digamos que tudo isto seja verdade! Só uma pergunta.....as leis do universo são regidas pela lei da física e só é possível haver energia se haver movimento. Blz.... para haver qualquer tipo de vida foi preciso alguma força fazer com que tudo o que tem vida se mova...o mundo está em constante movimento, nossa galáxia está em movimento. Agora vem a pergunta. Toda força tem que vir de algum lugar....de onde vem esta força??? Nunca a ciência conseguiu explicar...e nunca vai conseguir. ...porque Deus existe e o seu poder controla todo o universo.

    ResponderExcluir
  7. É fácil contradizer a ciência!!!!Vamos lá, digamos que tudo isto seja verdade! Só uma pergunta.....as leis do universo são regidas pela lei da física e só é possível haver energia se haver movimento. Blz.... para haver qualquer tipo de vida foi preciso alguma força fazer com que tudo o que tem vida se mova...o mundo está em constante movimento, nossa galáxia está em movimento. Agora vem a pergunta. Toda força tem que vir de algum lugar....de onde vem esta força??? Nunca a ciência conseguiu explicar...e nunca vai conseguir. ...porque Deus existe e o seu poder controla todo o universo.

    ResponderExcluir
  8. Olha meus amigos para todos que dizem que Deus não existe saibam que estão errados se são tão fãns assim da ciência então procurem a ciência mesmo já encontrou varias provas de que Deus é real e de que o filho dele Jesus veio a terra parem de ser tão limitados. Porque no início eles mesmo dizem o nosso universo estoura por motivos que talvez nunca saberemos então meu amigo foi Deus que mandou isso acontecer.

    ResponderExcluir
  9. Olha meus amigos para todos que dizem que Deus não existe saibam que estão errados se são tão fãns assim da ciência então procurem a ciência mesmo já encontrou varias provas de que Deus é real e de que o filho dele Jesus veio a terra parem de ser tão limitados. Porque no início eles mesmo dizem o nosso universo estoura por motivos que talvez nunca saberemos então meu amigo foi Deus que mandou isso acontecer.

    ResponderExcluir
  10. A questão que fica para mim e, acredito que fique, para todos é:
    O que criou esse feixe de energia ou átomo?
    Ou o que criou Deus?
    VISH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só estou aqui para fazer um resumo da escola,mais tava vendo os comentários e muita gente pergunta quem criou Deus mais gente vai lá na bíblia que vai dizer que antes que ouvesse dia Deus já é Deus então pessoas que fazem essas perguntas são tudo bando de gente que não tem o que fazer e acha que o mundo foi criado pelo "Big Bang" mais eu não posso fazer nada pois cada um acredita no que quer ,mais eu mesmo a acredito em Deus que fez os seus e a Terra.

      Excluir
  11. MUITO OBRIGADO ESTAVA NESSECITADA DESSE RESUMO PARA UM TRAB AGRADEÇO MUITO......

    ResponderExcluir
  12. Gente esse documentario é científico logo,vai se usar explicitamente a teria cientifica ou como se diz "big bang" não é que quer contradizer a teoria de Deus inclusive muitos cientistas acreditam nisso... muito bom o resumo obrigado...

    ResponderExcluir
  13. UMA BOSTA
    SURGIR DO PÓ KKKKKKKK SÓ OS TROXA ACREDITA NO BIG BANG

    ResponderExcluir
  14. Acho muito legal botar esse resumo pois tem varias pessoas que precisa fazer trabalho e então pode escrever essa história.então só digo ameimisso mim ajudou muitoooo obg ��

    ResponderExcluir
  15. Olha, eu sou um vagabundo que mora em sp, essa pouha ne vou usar ( YOUR BITCH )

    ResponderExcluir
  16. Interessante como um estudo pode causar tantas discussões. Bem, irei aproveitar e deixar claro para todos que vocês precisam ser menos preconceituosos e aceitar a visão de mundo de cada pessoa. Se deus existe ou não deixe que cada pessoa decida por si, que através do seu conhecimento obtido ele decida.

    O que percebo muitas vezes é que os cristão, budistas, protestantes e ateus não utilizam das suas crenças para fazer o bem ou trazer um conhecimento que ajude o próximo, mas sim vejo apenas uma guerra entre hipócritas fanáticos por ideologias as quais nem se quer entendem a história.

    Se você católico ou protestante não aceita que alguém seja ateu, e se você é é ateu e não aceita que o outro seja cristão. Sinto muito mas vocês são só mais um "objeto" manipulado pelo sistema religioso. Procure tirar o "cabresto" que te prende e tente enxergar as coisas por diversos ângulos. Pois o mundo não precisa de pessoas assim, o mundo precisa de paz, de amor e de pessoas que vivam harmonicamente e que ao invés de destruir conhecimentos diferentes, transforme eles e novos conhecimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente nem todos raciocinam assim como exposto por vc, muitas pessoas são como robozinhos fabricados para pensarem com as cabeças dos padres e pastores e não com suas próprias.

      Excluir
  17. Só um comentário a fazer!
    "Pouco conhecimento te aproxima de Deus,um conhecimento mediano te afasta Dele muito conhecimento te aproxima de Deus".
    Reflitam pois essa frase é de um PHD em História.

    ResponderExcluir
  18. ótimo resumo,pena que tem muita gente levando para o lado de crenças...cada um tem sua religião e o poder para decidir se vai querer adicionar uma religião ou não...enfim,o texto me ajudou bastante,vlww

    ResponderExcluir
  19. Esse resumo foi uma merda,nn tem.nada de se importante do filme lixo desgraçada puta

    ResponderExcluir
  20. olha ate pode ser que jesus te criou mas pensa bem de nao fosse por causa do big bag ele tambem nao existiria e entao voce e so uma perda de tempo para gente que tem vontade de mostra o que sabe do gente que acha que sabe do mundo inteiro mas nao sabe o que e cuida da sua propria vida!

    ResponderExcluir
  21. Só tô lendo essa porcaria porque é para o trabalho da escola se não eu nem perdia meu lindo tempo lendo essa merda toda que nojo ....

    ResponderExcluir
  22. Vtnk geografia e td pra filho da puta Dantas e um macaco

    ResponderExcluir

Representações Cartográficas

Globo - representação esférica, em escala pequena, dos aspectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade ilustrativa.

Mapa - representação plana, em escala pequena, delimitada por acidentes naturais ou políticos-administrativos, destinada a fins temáticos e culturais.

Cartas - representação plana, em escala média ou grande, com desdobramento em folhas articuladas sistematicamente, com limites de folhas constituídos por linhas convencionais, destinada a avaliação de distância e posições detalhadas.

Planta - tipo particular de carta, com área muito limitada e escala grande, com número de detalhes consequentemente maior.

Mosaiso - conjunto de fotos de determinada área, montadas técnica e artisticamente, como se o todo formasse uma só fotografia. Classifica-se como controlado, obtido apartir de fotografia aéreas submetidas a processos em que a imagem resultante corresponde à imagem tonada na foto, não controlado, preparado com o ajuste de detalhes de fotografia adjacentes, sem controle de termo ou correção de fotografia, sem preocupação com a precisão, ou ainda semicontrolado, montado combinando-se as duas características descritas.

Fotocarta - Mosaico controlado, com tratamento cartográfico.

Ortofotocarta - fotografia resultante da transformação de uma foto original, que é um perspectiva central do terreno, em uma projeção ortogonal sobre um plano.

Ortofotomapa - conjunto de várias ortofotocartas adjacentes de uma determinada região.

Fotoíndice - montagem por superposição das fotografias, geralmente em escala reduzida. É a primeira imagem cartográfica da região. É o insumo necessário para controle de qualidade de aerolevantamentos utilizados na produção de cartas de método fotogramétrico.

Carta Imagem - imagem referênciada a partir de pontos identificáveis com coordenadas conhecidas, superposta por reticulado da projeção

Revista Geografia, Conhecimento Prático, n 23, p 54. ed. Escala