21 de janeiro de 2014

CÁLCULO DE ÁREA E PERÍMETRO NO QUANTUM GIS.


Para começar o procedimento, clique com botão direito em Camada (1), em seguida clique me propriedade da Camada (2). Em “Geral” observe o Sistema de referência cartográfica (SRC) (3). Nesse curso utiliza-se EPSG:32722 - WGS 84 / UTM zone22).
Depois dessas confirmações vá à tabela de atributos e coloque seu vetor em edição  (1) e em seguida clique em Abrir tabela de atributo  (2).
 

 

Em nova coluna  (3) crie a coluna para receber a área calculada.
 
 Na Janela Adicionar coluna (4) defina o Nome da coluna (Área), Tipo (número décima real), Largura (12) e Precisão (4). Clique em Ok e a nova coluna “Área” estará criada.
O tipo da coluna é número decimal (real) configurado em duble, Largura (12) compõe os números antes da vírgula e Precisão (4) os números após a vírgula.
 
 
 
 



 
 
 
Com a coluna criada clique sobre a calculadora de campo e na janela que abrir coloque para ser Atualizar o campo existente (1), em seguida defina o campo Área (2). Em (3) defina a função desejada (Geometria → $area) com dois clique e depois dê OK.
Com isso o programa calculará sua área em m² (metros quadrados). Feche a edição , feche a tabela e reabra para que o dado seja atualizado.
 
Agora realize o mesmo procedimento para cálculo do perímetro. Contudo, nesta etapa apenas a função será diferente, sendo escolhido agora ($perimeter) em (3).
 
 

 

6 comentários:

  1. faço todos estes passos, porém a coluna de área apresenta valor 0. Onde estou errando?

    ResponderExcluir
  2. Seu dado devem estar com sistema de coordenadas métricas ou seja no sistema UTM atrelado a um fuso de sua área de estudo tipo wgs 84 zona 22S UTM

    ResponderExcluir
  3. meh, antigo d+ isso aí, uso o 2.18 n tem nada disso ai

    ResponderExcluir
  4. Gostaria da área em Hectares, como proceder ?

    ResponderExcluir
  5. Olá, atualizei o programa e quando recalculei o tamanho da área deu um resultado diferente, dando um valor maior. O terreno é bem declivoso, será que é por esse motivo?

    ResponderExcluir

Representações Cartográficas

Globo - representação esférica, em escala pequena, dos aspectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade ilustrativa.

Mapa - representação plana, em escala pequena, delimitada por acidentes naturais ou políticos-administrativos, destinada a fins temáticos e culturais.

Cartas - representação plana, em escala média ou grande, com desdobramento em folhas articuladas sistematicamente, com limites de folhas constituídos por linhas convencionais, destinada a avaliação de distância e posições detalhadas.

Planta - tipo particular de carta, com área muito limitada e escala grande, com número de detalhes consequentemente maior.

Mosaiso - conjunto de fotos de determinada área, montadas técnica e artisticamente, como se o todo formasse uma só fotografia. Classifica-se como controlado, obtido apartir de fotografia aéreas submetidas a processos em que a imagem resultante corresponde à imagem tonada na foto, não controlado, preparado com o ajuste de detalhes de fotografia adjacentes, sem controle de termo ou correção de fotografia, sem preocupação com a precisão, ou ainda semicontrolado, montado combinando-se as duas características descritas.

Fotocarta - Mosaico controlado, com tratamento cartográfico.

Ortofotocarta - fotografia resultante da transformação de uma foto original, que é um perspectiva central do terreno, em uma projeção ortogonal sobre um plano.

Ortofotomapa - conjunto de várias ortofotocartas adjacentes de uma determinada região.

Fotoíndice - montagem por superposição das fotografias, geralmente em escala reduzida. É a primeira imagem cartográfica da região. É o insumo necessário para controle de qualidade de aerolevantamentos utilizados na produção de cartas de método fotogramétrico.

Carta Imagem - imagem referênciada a partir de pontos identificáveis com coordenadas conhecidas, superposta por reticulado da projeção

Revista Geografia, Conhecimento Prático, n 23, p 54. ed. Escala