15 de junho de 2011

PRINCIPAIS PÁGINAS PARA PESQUISAS DE DADOS


O uso científico das informações em páginas oficiais são importantes para contextualizar o fenômeno estudado. Esta contextualização permite, por exemplo, identificar as causas sociais dos fenômenos e aperfeiçoar a visão sobre os resultados do estudo.

Para uma visão efetivamente compreensiva dos fenômenos relacionada um problema é preciso, segundo Kahn (2002) atentar para as condições gerais da vida da população.

Desta forma e fundamental que os fenômenos estudados estejam agregados a informações socioeconômicas e infra-estrutural, principalmente quando trabalhamos com análises risco. Assim, algumas páginas para pesquisa são:

Informações sobre indicadores sociais, censos demográfico, contagens da população, estatística do registro civil, pesquisa de orçamento familiar, pesquisa nacional de amostra por domicílio, projeção da população, estimativas da população, Altas de saneamento, economia informal urbana, saneamento básico, socioeconômicas e urbanas para o Brasil, estados e municípios.

Dados macroeconômicos e regionais: http://www.ipeadata.gov.br/
Informações sobre Agropecuária, balanço de pagamento, câmbio, comércio exterior, consumo e venda, contas nacionais, demografia, economia internacional, educação, eleição, emprego, finança pública, financeiro, geográfico, habitação, IDH, segurança pública etc...

Informações sobre mortalidade e sobrevivência: http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php
Informações epidemiologias, morbidade, assistência a saúde e demografia e socioeconômicas.

Representações Cartográficas

Globo - representação esférica, em escala pequena, dos aspectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade ilustrativa.

Mapa - representação plana, em escala pequena, delimitada por acidentes naturais ou políticos-administrativos, destinada a fins temáticos e culturais.

Cartas - representação plana, em escala média ou grande, com desdobramento em folhas articuladas sistematicamente, com limites de folhas constituídos por linhas convencionais, destinada a avaliação de distância e posições detalhadas.

Planta - tipo particular de carta, com área muito limitada e escala grande, com número de detalhes consequentemente maior.

Mosaiso - conjunto de fotos de determinada área, montadas técnica e artisticamente, como se o todo formasse uma só fotografia. Classifica-se como controlado, obtido apartir de fotografia aéreas submetidas a processos em que a imagem resultante corresponde à imagem tonada na foto, não controlado, preparado com o ajuste de detalhes de fotografia adjacentes, sem controle de termo ou correção de fotografia, sem preocupação com a precisão, ou ainda semicontrolado, montado combinando-se as duas características descritas.

Fotocarta - Mosaico controlado, com tratamento cartográfico.

Ortofotocarta - fotografia resultante da transformação de uma foto original, que é um perspectiva central do terreno, em uma projeção ortogonal sobre um plano.

Ortofotomapa - conjunto de várias ortofotocartas adjacentes de uma determinada região.

Fotoíndice - montagem por superposição das fotografias, geralmente em escala reduzida. É a primeira imagem cartográfica da região. É o insumo necessário para controle de qualidade de aerolevantamentos utilizados na produção de cartas de método fotogramétrico.

Carta Imagem - imagem referênciada a partir de pontos identificáveis com coordenadas conhecidas, superposta por reticulado da projeção

Revista Geografia, Conhecimento Prático, n 23, p 54. ed. Escala